segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Calvinistas...(?)


Quando cheguei à igreja protestante, a primeira coisa que não entendi foi, se somos todos protestantes porque há dissidências entre nós? Digo no campo religioso geral. Presbiterianos, Luteranos, Adventistas, e por aí vai. O ato do protesto sempre foi algo que me fascinou. Se protestamos é porque alguma coisa está nos incomodando e se nos incomoda, possivelmente, é por que está errado.
Martinho Lutero, pai do protestantismo, se incomodou muito quando ainda estudava para ser padre e numa de suas viagens à Roma, notou que havia algo errado ao pagar algumas moedas e rezar alguns "Pai-nosso" para tirar a alma de seu avô do purgatório e mandá-la para o paraíso (a famosa indulgência).
Por isso somos protestantes, porque acreditamos que a igreja católica trabalha de forma errada e contrária à bíblia.
Mas porque Calvinistas?
Simplesmente porque concordamos com seus tratados quanto ao modo que devemos nos comportar em relação à Deus.
Em um pequeno artigo, encontrei estas explanações sobre Calvino:
"Calvino tinha nada a dizer, para além da Palavra de Deus. D’Aubigne disse que, para Calvino, se alguma coisa não tem a palavra para a sua fundação, era inútil, e aqueles que não defendiam essa idéia deveriam ser jogados para fora do púlpito. Ninguém deve usá-lo para seus sonhos e fantasias. Parker disse que a mensagem da Escritura era soberana para Calvino; para Calvino, quando a Bíblia fala, Deus fala. Não há separação de Deus em Sua Palavra."

Em sua "Instituta II.16.1" ele deixa claro sua idéia sobre igreja e Cristo:
Se nos separamos ainda que seja uma única polegada de Cristo, a salvação desvanece... onde o nome de Cristo não é ouvido, tudo envelhece e seca”.
Além do que ele, dá enfâse ao que a bíblia pede:
Para que tenhamos um compromisso de amor compassivo, justiça, cuidado responsável e hospitalidade para com as “viúvas, órfãos e estrangeiros”.

Mas temos várias divisões de protestantes, o que para Calvino já era preocupante, mas o que deixava ele mais temeroso era a divisão dentro da própria igreja, de acordo com este artigo que li intitulado: Qual a importância do legado?,que fala sobre olegado de Calvino, após 500 anos, lêmos o seguinte trecho:
"Em meio à divisão, ele reconheceu o único Senhor da igreja una, enfatizando repetidamente que o corpo de Cristo é único, que não há justificativa para uma igreja dividida e que os cismas dentro dela são um escândalo. "

Onde a palavra chave é o termo "cisma". Porque cisma? Veja o que o dicionário Aulete defini como cisma:
sm.1 Divergência, diferença de pensamento ou de opinião, ou a separação de um grupo causada por essa diferença; DISSIDÊNCIA; DISSENSÃO.
2 Formação de uma organização ou um grupo religiosos por separação em relação a uma igreja ou comunidade original
sf.
3 Ideia que não sai da mente; MANIA: Ela tem cisma de limpeza.
4 Bras. Implicância gratuita com alguém; ANTIPATIA; HOSTILIDADE.: Por que essa cisma com meu irmão?
5 Bras. Insistência em fazer algo; TEIMOSIA: A nova cisma dele é que ele é cantor.
6 Capricho, vontade obstinada ou repentina, ger. injustificada

7 Inquietação a respeito de algo; dúvida, suspeita, preocupação
8 Comportamento ou atitude de quem tem alguma cisma (desconfiança, implicância, capricho, inquietação): Aquela cisma dele já estava irritando os amigos.
9 Pensamento ou estado de quem divaga, de quem tem devaneios, fantasias ou ilusões


Após ler a definição da palavra, começo a entender
um pouco a preocupação de Calvino...





Luciano

Nenhum comentário: