segunda-feira, 8 de março de 2010

Teologia...

Ontem, domingo dia 7, começou a aula de teologia da comunidade "Paz e vida", e na primeira aula já temos colegas de outras igrejas que ficam pasmos com o que vêem.
A primeira "confusão" se deu logo com o segundo versículo da bíblia: "e a terra era sem forma e vazia"; e o pastor perguntou a todos quem achava que a terra era sem forma, a maioria acredita que a terra já tinha forma, porque pessoalmente não consigo imaginar nada que não tenha forma, e ele esclareceu que na tradução da bíblia, houve um erro de interpretação. A Torá em sua tradução literal diz que: "a terra era vã"; onde esse "vã", quer dizer inútil, sem utilidade, ou seja, a terra tinha uma forma, quer seja redonda, quadrada ou plana, mas tinha uma forma, ela era apenas inabitável e sem organização.
Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi quando ele falou sobre os três primeiros versículos, onde já nos aparece a presença da trindade.


Gênesis 1
1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. 3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Vamos analisar, no primeiro versículo temos a presença de Deus, que fica claro. No segundo versículo o Espírito de Deus, ou podemos dizer Espírito Santo.
Mas onde aparece Jesus?
Quando Deus criou todas estas coisas, Jesus ainda não aparecia com este nome, Ele só recebeu este nome quando esteve entre nós.
Jesus aparece na palavra "Haja". A palavra "haja" deriva de haver, ter, ser;o que nos indicaria uma ação, se indica uma ação então é um verbo (o que é verbo?). Se a ação é um verbo,vejamos o que a bíblia nos fala sobre o verbo:

João 1
1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Atente que o Verbo (letra maiúscula) estava com Deus, mas ao mesmo tempo era Deus.
Jesus é filho e está com Deus, mas ao mesmo tempo é Deus. E mais:

14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Este versículo é auto explicativo, dá para perceber que o Verbo viveu entre nós, e vimos sua glória, como a glória do unigênito do Pai.


I João
9 Nisto se manifesta o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos.

É, estes foram alguns assuntos da primeira aula e tomara que as aulas cheguem até o final.
Para quem ainda quiser fazer o curso é só se dirigir a igreja Paz e Vida situada na Avenida Armando Bei, Bonsucesso; eles estarão aceitando inscrições até o último domingo deste mês.

Paz a todos.




Luciano.

Nenhum comentário: