domingo, 2 de maio de 2010

O jovem profeta e o velho profeta

I Reis 13
O título vem de um artigo que encontrei na internet, com data de 99, e nos fala de dois profetas. Um profeta jovem que recebe uma missão de Deus e algumas ordenanças, a qual ele vinha cumprindo a risca; mas infelizmente, ele encontra um velho profeta que, diz ter recebido uma ordem do Senhor, pela boca de um anjo e convence o jovem a descumprir as ordens de Deus. O jovem profeta acredita e comete o erro.
Este jovem é morto por um leão e o velho profeta ao saber do incidente, se lembra do garoto. E sepultando-o, pedi aos seus filhos que assim que ele morresse enterrassem-no junto ao jovem profeta. Porque certamente, as profecias do Senhor que sairam pela boca do jovem profeta, se realizariam.

Vemos aí uma situação um tanto que corriqueira na maioria das igrejas, a falta de cristianismo. Na passagem citada, a bíblia não diz o porque resolveu mentir ao mais novo, acredito eu que não tenha sido ordem de Deus.

Mas, sabemos, que nós, mais velhos na fé, estamos sempre fechados aos novos que estão começando a caminhar na fé. Não aceitamos entender porque nós mais velhos de ministério, ficamos tentando obstruir o ministério dos mais novos. Orgulho? Inveja? ficamos tentando entender e muitas vezes pensamos se Deus prefere aos mais novos.
O velho profeta preferiu mentir ao mais novo para que esse não caísse na Graça do Senhor, parando assim o ministério do mais novo. Será que na cabeça dele se passava: "Quem é este jovem para estar profetizando? Ele nem tem chamado de profeta...". E muitas vezes estamos assim dentro da igreja, sufocamos os mais novos para não perdemos nossa posição de "honra".

Jesus só viu seu ministério crescer porque dividiu a honra com os discípulos. Mandou eles expulsarem demônios, mandou-os visitarem famílias, ensinou-lhes a ter fé. Em Lucas 11, vemos que os discípulos, mesmo depois de aprenderem grandemente com Jesus, ainda pediram mais um ensinamento; e Jesus repartiu o ensinamento, pois naquele momento Ele não estava olhando quem tinha chamado para ministério ou não, todos poderiam ser ajudantes em potencial. E este é o príncipio do Cristianismo, mesmo não tendo nada material para dividir; dividir o pouco que tem.

Mas se muitas vezes encontramos dificuldades com nossos irmãos na fé, ainda assim não podemos enfraquecer e esquecer que Jesus pediu ao Pai que nos enviasse o Consolador, e que naquele momento Ele dividiu conosco o que possuia: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá." (João 14:27)

E é essa paz que ele me deu, e que quero receber de coração, que envio a vocês irmãos.


Luciano.

Um comentário:

Cledson T.Costa disse...

Vale a pena lembrar que somente apos Jesus ter ensinado e preparado os seus discipulos, foi que ele os enviou para uma grande missão, e mesmo assim depois de aprenderem grandemente eles ansiavam aprender ainda mais com seu mestre.
Ao contrario do jovem profeta, precisamos ser persistente e determinados, pois se Deus nos enviou e nos deu uma ordenança ele se responsabiliza pelo nossos atos.
Não devemos deixar ser inibidos pelas pessoas e avançar sempre, claro com respeitabilidade e fazer o que senhor nos designou. Um exemplo classico do que estou dizendo encontramos em IReis 19:19a estoria de dois personagens biblicos Eliseu (Jovem Profeta) e Elias (Velho Profeta), Eliseu abriu mãos de tudo para caminhar e aprender com o velho Elias, e grandes foram os resultados adquiridos por este jovem profeta, além de outros exemplos como Moises e Josue, Debora e Baraque...
Devemos nos conscientizar e nos disponibilizar a aprender com pessoas mais experientes, e assim caminhar para alcançar a estatura de um varão perfeito, não sendo como meninos constantes levados por qualquer vento de doutrina.

I Corintios 13:11 " Quando eu era menino falava com menino pensava como menino e raciocinava como menino, quando me tornei homem deixei para tras as coisa de meninos"