sexta-feira, 25 de março de 2011

A FIDELIDADE COMO GARANTIA DA BENÇÃO

Texto: Jeremias 35:1-10; 16-19


Os Recabitas, de origem dos queneus, constituíram uma comunidade que tinha por ideal a purificação total do espírito, através da renuncia dos prazeres carnais. Sua história e preservação entre o povo de Deus se deu por observar as orientações do seu líder, Jonadabe.  Ao observarem alguns princípios de suas tradições, dentre elas de não beber vinho, ter residência fixa e trabalho agricola, se perpetuaram sobre a terra. Jeremias levou Jazanias ao Templo, juntamente com os seus irmãos e filhos, e lhes ofereceu taças de vinho, tendo eles se recusado, demonstraram a fidelidade aos ensinamentos de Jonadabe. vale ressaltar algumas lições que podemos extrair deste texto para nossas vidas bem como:

1. Honra ao discipulador: A fé deste povo se mantinha viva, independente do tempo que passou, eles mantinham lealdade aos princípios que foram ensinados por Jonadabe. Eles só puderam ensinar a seus descendeste após viverem o que havia recebido. hoje o grande problema, esta em ser modelo, pois ninguém pode ensinar o que não aprendeu ou recebeu. o apostolo  Paulo fala que o que ele ensinou o primeiramente recebeu do Senhor. Jonadabe em seus dias reconheceu a necessidade de instruir os seus descendentes e os seus ensinos eram levada a sério por todos os descendentes.

2. Permaneceram na instrução recebida: O tempo que passou, não foi capaz de remover os princípios recebidos de seus pais. Devemos entender que o tempo e as mudanças jamais anularão os conceitos de Deus para nós. A instrução da palavra é que garante as bênçãos de Deus em nossas vidas. O profeta Jeremias não conseguiu mudar o que estava enraizando em seus corações, ainda que sua palavra tivesse um peso relevante, mas recusaram a quebrar um principio. A instrução que receberam de seus ancestrais, alcançou raiz em seus corações ao ponto de manterem-se fiéis e por conta disso, deixam como ensino para os de sua época um grande exemplo de fidelidade.

3. Honra a unção do líder: temos ouvido e profetizado sobre esta nação de que a unção que você honra e respeita e nela que você prospera. Deus exalta os Recabitas, por se manterem debaixo da unção de seu patriarca, ainda que estivesse morto. Seus ideais e valores que defendeu em sua época se estabeleceu no coração de seu povo. A história de uma pessoa esta ligada a seus ideias de valores que consegue reproduzir e difundir no coração de seus descendentes. Deus nunca deixará de abençoar e garantir a bênção para aqueles que obedecem a palavra do líder. A bênção foi de que seriam preservados e seriam amparados pelo Senhor perpétuamente.

Os Recabitas foram exaltados por Deus, por conta de seguir as orientações de seu pai Jonadabe em um contexto em que o reino do sul, Judá, estava por viver juízo do exílio Babilônico. Por recusarem a quebrar princípios e valores que os diferenciavam como povo santo, o Senhor os exaltou dizendo que não faltaria varão que assistisse diante dEle.

Dos vossos servos, Prs Claudemir e Fernanda

Nenhum comentário: