domingo, 27 de fevereiro de 2011

A GRAÇA QUE RAABE ALCANÇOU...

Texto: Josué 2:9-21
Introdução: chega o momento de uma das grandes promessas de Deus se cumprir na vida do povo de Israel. Deus havia feito esta promessa a Abraão (Gênesis 12), sua descendência ocuparia aquela terra que ele estava pisando e que antes disso, passaria por um largo período de opressão, cerca de 430 no Egito, mas que ao fim destes dias ele os libertaria com mão forte.



O QUE RAABE FEZ PARA SE SALVAR?
1. Reconheceu o poder do Deus de Israel - Ela disse aos homens de Israel: bem sei que o vosso Deus entregou esta terra. O testemunho de que o mar vermelho havia secado e que Deus os sustentara no deserto por quarenta anos os assombraram, fazendo com que não houvesse força para lutar contra Israel. Nações inimigas que estavm no caminho foram conquistadas e destruídas totalmente e isso amedrontou o povo Cananeu. Esta palavra revela exatamente o cuidado de Deus para com os seus filhos, pois em Deuteronômio 1:30 diz: O Senhor vosso Deus vai adiante de vós, ele pelejará por vós... Israel estava sob a liderança do Senhor e não seria abatido, pois a palavra do Senhor permanece fiel.

2. Fez um pacto com os homens de Israel - Raabe faz um pedido àqueles homens que usassem de misericórdia com ela, suas irmãs e seus pais. Em contrapartida, Raabe preserva a vida daqueles homens, escondendo-os daqueles que os procuravam. A sua atitude é uma semente em seu beneficio, pois ela sabia de que o seu povo não teria forças para lutar com Israel e se rende, pedindo por livramento de sua vida e de sua família. A palavra de Deus diz que o que semeamos recebemos, ela poupou vida dos servos de Deus e foi poupada. Nossa aliança deve ser com aqueles que têm algo a nos oferecer, ou seja, caminhar com pessoas que vão mudar nossas vidas. Os homens de Israel levaram esta noticia a Josué ele assegurou que fosse cumprida toda a palavra que fora empenhada.

3. Obedeceu ao sinal do pacto - O Pacto seria confirmado com a exposição do cordão de fio de escarlate pela janela, este era o sinal do livramento. Sabemos que é o sangue de Jesus Cristo que nos salva e liberta do pecado e da morte. Jesus disse que este sangue é o sinal da nova aliança, ou seja, passamos da morte para a vida. O pacto se daria em ela não denunciar a promessa de livramento. Existem coisas que devem ficar em segredo, sabemos do que aconteceu com Sansão, que expôs o segredo de seu desígnio e o seu fim foi trágico. O livramento se daria para que ficassem dentro de casa. Neste últimos dias, igrejas que tem se aberto para o mover da Visão Celular tem encontrado o caminho de seu crescimento, indo de encontro aos lares que precisam ser alcançados pelo sangue de Cristo.

4. Entrou para aliança do povo de Deus - Raabe foi salva quando o povo de Israel avançava e conquistava a cidade, o povo de Israel agora passa ser o seu povo. Quando nos convertemos nossos relacionamentos também devem mudar, devemos nos envolver com a igreja e buscar crescermos dentro de nossa chamada. Raabe deixa de ser uma meretriz e se casa com um Israelita, o casamento com Salmom era a prova de uma nova aliança e de um novo estilo de vida. Deste relacionamento, Raabe tem um filho que se chama Boaz, nada mais e nada menos do que o bisavô do grande rei Davi. Raabe não tinha ideia do que seria a sua atitude, um descendente seu ocuparia o trono de Israel. Assim é também connosco, Deus esta nos dando a oportunidade de termos uma linda história em decorrencia de nosso arrependimento e mudança de vida.

Conclusão: a vida é feita de oportunidades e até na adversidade o Senhor nos dá o privilégio de sermos livres de toda opressões do diabo. Raabe enxergou aquela visita daqueles homens como uma escapatória para ela e sua família. Hoje não é diferente, este mundo continua sendo destruído e a proposta é cobrir-se com o sangue do Messias, pois a bíblia diz que este é o sangue da nova aliança que nos permite viver a transição da morte par a vida.


Dos vossos servos, Prs Claudemir e Fernanda

Nenhum comentário: