terça-feira, 15 de novembro de 2011

Qual Voz Você Segue?


Gênesis 3:17-19:  E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.

Introdução: O desenvolvimento do Gênesis começa a desenrolar uma linda história da criação, pois nela vemos a soberania do criador de maneira surpreendente. Para tudo que criou, determinou leis, todas as espécies de animais e repteis, a natureza, os limites das ondas do mar estariam sujeitas. Ao homem depois de cria-lo, Deus lhe deu domínio e autoridade e o restringiu que tocasse em uma árvore no centro jardim. Esta instrução era um comando a ser seguido, pois esta submissão resultaria em uma vida tranquila e sossegada. A voz que Adão ouviu trouxe-lhe consequência e danos a sua vida bem como a da humanidade. Adão ao ouvir a voz de Eva perdeu algumas coisas por não obedecer... 

Ele perdeu autoridade e governo sobre a terra, céu e mar. Terra, céu e mar estavam sujeitos à autoridade e governo de Adão, tudo estava sob seu controle, vemos isso quando decidiu c olocar os nomes nos animais, repteis e aves. Não havia medo, pois Adão dominava sobre tudo e os animais não lhe representava perigo algum. A terra se tornou um campo de maldição, pois passou a produzi-las. A terra será maldita por tua causa...

Ao ouvir a voz errada Adão perdeu seu território. Há pecados que fecham definitivamente portas na direção do homem, Adão perdeu o acesso definitivo ao Éden. Querubins foram colocados para impedi-lo de chegar lá novamente. Esaú rejeitou a benção da primogenitura e nem ao mesmo com lágrimas conseguiu reverter a decisão que ele tivera antes.

Ao ouvir a voz errada Adão come o pão de dores. Com dor comeras...  Determinadas colheitas são dolorosas, mas não podemos separá-las das ações humanas.  Cardos espinhos eram colheitas provenientes do pecado de Adão. Muitas são as pessoas sempre decidem plantar o melhor e quanto a outros, espinhos. A colheita de Adão era em decorrência de seu pecado de desobediência a Deus. Adão impediu a sua consolidação ao propósito correto, pois Deus queria guiá-lo pela verdade. Que voz você tem ouvido? Jesus disse que as suas ovelhas ouvem a sua voz. Moisés ouviu a voz de Deus e se tornou em um dos maiores libertadores. Sansão deixou de ouvir os seus pais e perdeu a sua visão e propósito.

Conclusão: A voz de Deus é o que nos guia por este mundo cheio de pecados, pois é a única forma de estarmos em conformidade com sua vontade para que as suas bênçãos e propósitos estejam presentes em nossas vidas.

Pr Claudemir de Almeida

Nenhum comentário: