Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la? E disse-lhe: Toma-me uma bezerra de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. Gênesis 15:5-11
Os anos se passaram após Deus chamar Abrão em Gênesis 12 e, isso fez com que ele vivesse um momento de declínio espiritual em relação à promessa, pois o Senhor havia prometida fazer dele uma grande nação. O Senhor vem novamente para animá-lo e diz o que Abrão deveria fazer para viver a promessa. Dentre elas quero apresentar algumas lições que Abrão teve que fazer, tais como:
1. Então o levou para fora. Muitas vezes fazemos isso, recebemos uma promessa e entramos numa região de conforto. toda promessa é uma convocação para o trabalho, pois nada se resultará sem um devido esforço empenhado. Precisamos sair do lugar que limita a nossa visão, no casa do Abrão o próprio Deus veio tirá-lo de sua zona de conforto e por conta disso ele vivia frustrações. Abrão tinha uma chamada para conquista de multidões e ele estava dentro de uma tenda e, muitas vezes é o que fazemos, queremos sombra e água fresca. Para quem tem uma chamada de ser pai de uma nação, estar dentro de uma cabana era um grande equivoco.
2. Olha agora para os céus. Deus o leva para fora e manda olhar para o infinito. Para crescermos é necessário termos a visão do infinito, pois como sabemos o céus não tem fim. Deus o mandou olhar para aquilo que já estava estabelecido, ou seja, os céus é um dos testemunho da criação e estava diante dos olhos dele. Quem sabe, seja preciso Deus entrar na sua cabana e chamá-lo para fora, para ver o extraordinário diante de você. Deus trabalha em nós a convicção de que no futuro haverá o cumprimento de suas promessas.
3. O Senhor diz como isso acontecerá, versículo 8. Para Herdar a promessa precisamos de sacrifício, ou seja, nada irá acontecer sem trabalho. O trabalho sempre nos dá a ideia de recompensa, ao final dele não saímos de mãos vazias. Deus exigiu um sacrifício de Abrão e ele não hesitou, prontamente vai a presença do Senhor com seu sacrifício. Precisamos entender que o sacrifício faz parte da dinâmica da vida vitoriosa, sem orar, jejuar e ler a palavra não poderemos ir muito longe, pois estaremos como uma emissora de rádio dessintonizada, que apenas chia. Deus exigiu um sacrifício de 3 anos. A Bíblia NVI vai dizer que 3 anos é a idade de pleno vigor dos animais, isso nos leva a entender que Deus exigiu uma atitude madura de Abrão. Quando entramos em nossa cabana cheios de argumentos, que as coisas não estão acontecendo, é por que estamos sendo infantis em relação a nossa confiança no Senhor. Não podemos terceirizar, o sacrifício tem que ser feito pelo detentor da promessa, ou seja, você deve fazer a sua parte e Deus fará a parte que lhe cabe. Tudo que formos fazer, devemos anteceder com a entrega de sacrifício, um ato que nos consagre. Quantos estão se movendo na carne e deixando o Espírito Santo de lado. a bíblia diz que os que semeiam na carne da carne colherão.
4. Defenda a sua conquista. As aves de rapinas desciam sob o sacrifício, porém Abrão as expulsava. Os demónios se levantarão quando você decidir pela santidade, pelo jejum, pela oração e leitura da palavra de Deus. Toda promessa e conquista deve ser defendida, não podemos tirar os olhos do que Deus nos entregou. Você deve velar pela sua família, pelos seus filhos, ministério e tudo quanto o Senhor te entregou. Nossa conquista honra a Deus e a nós mesmo, pois vem do próprio Senhor e serve como um grande testemunho para que outros compreendam a mensagem de transformação.
As promessas jamais serão esquecidas pelo Senhor. Nas horas de nossas fragilidades e até mesmo de apostasia, Ele nos impulsiona e nos leva a crer. Permita que Deus venha e remova as incredulidades que estão te levando para uma região de conforto, onde a fé é sufocada. Foi assim com Abrão, Deus veio visitá-lo e corrigiu o seu foco e tudo mudou em sua vida.
Dos vossos servos, Prs Claudemir e Fernanda